Série de concertos 2020

A programação da Camerata para o ano de 2020 consiste na realização de quatro concertos virtuais e duas palestras no formato de “live”, transmitidas ao vivo com a participação de músicos renomados em seus respectivos campos de atuação. Os concertos terão formação camerística diversa, contando com instrumentos como flautas doces, oboé barroco, fagote barroco, cravo, traverso barroco e vozes.

Os concertos e apresentações do conjunto buscam fortalecer o intercâmbio artístico na região de Uberlândia, formando parcerias estratégicas com artistas e anfitriões para amplificar o alcance das séries de concertos. Pretende-se que a série de concertos da Camerata se estabeleça como um evento regular no calendário cultural de Uberlândia e região.

O evento é possibilitado pela Prefeitura de Uberlândia pelo incentivo da Secretaria de Cultura de Uberlândia, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura.
 

Programação

  • Facebook
  • YouTube

CONCERTO 01 - Concerto de Abertura

04/11 - 20h

Paróquia São Francisco de Assis e Santa Clara

PROGRAMA

- Mancini, F. – Sonata para flauta doce e baixo contínuo em Ré menor

I. Amoroso II. Allegro III. Largo IV. Allegro

 

- Bach – Gottes Zeit ist die allerbeste Zeit BWV 106

 

- Bach, J. S. – Aria: 'Schafe können sicher weiden' BWV 208

 

- Boismortier, J. B. – Sonata para três flautas e baixo contínuo, Op. 34 N. 3

I. Andante II. Presto III. Adagio IV. Allegro

 

- Clérambault, Louis-Nicolas – Orphée

 

- Mattheson, J. – Sonata para três flautas, Op. 1 N. 3

I. Prelude. Adagio II. Allegro III. Chaconne

 

- Scarlatti, A. – ‘Clori mia, Clori bella’, H.129

 

- J'avois crû qu'en vous aimant

CONCERTO 02 - Concerto de Música de Câmara

25/11 - 20h

Paróquia Santa Mônica

PROGRAMA

- Handel – sonata para oboé e baixo contínuo, HWV 363a
I. Adagio    II. Allegro    III. Adagio    IV. Bourrée    V. Menuetto

- Telemann - Sonata para fagote e baixo contínuo, TWV 41:f1        II. 
I. Triste        II. Allegro

- Barsanti, F. – Sonata para traverso e baixo contínuo, Op. 2 N. 4
I. Vivace    II. Grave     III. Allegro

- Philidor, A. D. – Sonata para flauta doce
I. Lentement     II. Fugue     III. Courante     IV. Les notes égales et détachez    V. Fugue    

 

- Telemann, G. P. – Trio para traverso, oboé e baixo contínuo, TWV 42:d4
I. Largo        II. Alegro    III. Affettuoso    IV. Presto

CONCERTO 03 - Árias Barrocas

02/12 - 20h

Paróquia São Mateus

PROGRAMA

- Monteverdi – Ária “Pur ti miro, Pur ti godo”

- Handel, G. F. – Trio sonata para flautas doces, HWV 405

I. Allegro    II. Grave    III. Allegro

- Handel, G. F. – Ária “Süße Stille, sanfte Quelle“ HWV205

- Handel, G. F. – Ária ‘Io t’abraccio’ da ópera Rodelinda

- Quantz, J. J. – Trio sonata para flauta doce e traverso, QV 2:Anh.3
I. Affettuoso   II. Alla breve    III. Larghetto   IV. Vivace

- Handel, G. F. – Ária “Ah, mio cor, schernito sen"

- Vivaldi, A. – Ária Domine Deus, RV589

- Telemann, G.P. – Canon infinito para duas flautas, TWV 40:103

- Handel, G. F. – Ária ‘Lascia ch’io pianga’ da ópera Rinaldo, HWV 7

CONCERTO 04 - Concerto de Natal

16/12- 20h

Catedral Santa Teresinha do menino Jesus

 

PROGRAMA

- Scarlatti, A. – Andante

- Bach, J.S. – Ária “Bist du bei mir”

- Handel. G. F. – Fantasia N°3 em dó maior

- Handel, G. F. – Música aquática – Aria

- Handel. G. F. – Fantasia N°2 em lá menor

- Handel – Ária “Ombra mai fu” da ópera Xerxes HWV 40

- Bernhard, Christoph – Concerto de Natal – “Fürchtet Euch Nicht!”

- Bach, J. S. – “Jesus alegria dos homens” BWV 147

Lives - Bate-papo sobre música barroca

LIVE - Introdução à Música Antiga

Convidado: Robson Bessa

Músicos Convidados

LIVE - Introdução à Dança Barroca

Convidados: Grupo Passos do Barroco

Post 3 - v2.png
Iris Faceto
Viola da Gamba

Natural de São Paulo, iniciou os estudos musicais através o violão clássico e desenvolveu diversos projetos de ensino da notação musical em Braille para pessoas com deficiência visual. Em 2014 transferiu-se para a Itália onde começou a dedicar-se à música antiga através a viola da gamba.

 

Estudou no Conservatório de Torino (Itália) e no Conservatório de Brescia (Itália). Participou de masterclasses com Phillipe Pierlot (Koninklijk Conservatorium Brussel, Bélgica) e Xurxo Varela (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, Portugal).

 

Como intérprete, vem se destacando como proeminente solista em Itália, apresentando-se em importantes Festivais como Festival Internazionale dela Musica Torino Milano (MITO Settembre Musica) e Baroque Festival Florence, e em série de concertos das Laudes Paschales - Resonare, Affetti Sonori - Concertante, Musica nel complesso ebraico, entre outros.

É membro do ensemble "Mappa Mundi" e do duo "Novus Modus Vetus" com o violoncelista Dario Destefano. Atualmente estuda no Conservatório de Florença (Itália) com o professor Paolo Biordi.

Post 5 - v1.png
Post 4 - v1.png
Giovani dos Santos
Violino Barroco
Carlo Arruda
Cravo

Giovani dos Santos vem atuando nas principais orquestras do RS desde 2008, se destacando como um dos mais proeminentes violinistas da região Sul do Brasil, tanto no violino moderno quanto barroco.

 

Foi vencedor no Concurso Jovens Solistas da FUNDARTE 2010, convidado por Leon Spierer (spalla da Filarmônica de Berlim 1963-93) para o Deutsch-Skandinavische Jugend-Philharmonie 2011 em Berlim, bolsista integral do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão 2015 e eleito spalla da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional SESC de Música de Pelotas em 2013 e 2018.

 

Obteve seu diploma acadêmico de Bacharel em Música com especialização em violino moderno pela UFRGS sob orientação da Ms. Hella Frank. Como violinista barroco, participou de festivais de música especializados em música antiga e aulas particulares, onde teve orientação de Luís Otávio Santos, Rodolfo Richter, Rebecca Huber, entre outros.

Carlo Arruda é um cravista brasileiro que desenvolve sua carreira com bastante entusiasmo. Seus estudos envolvendo Música Brasileira para Cravo nos séculos XX e XXI resultaram em seu grau de Mestre pela Universidade federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em seu título de Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

 

Desde 2013 seus trabalhos acadêmicos foram publicados na Europa por intermédio da Sociedade Portuguesa de Investigação em Música, sempre representando a música brasileira para cravo em suas comunicações.

Como intérprete, Carlo Arruda também tocou em diversos Masterclasses com professores importantes das principais instituições do mundo.

 

Nomes como Nicolau de Figueiredo (ScholaCantorum, Paris Conservatoire), Elizabeth Wright (Indiana University), Jacques Ogg (Koninklijk Conservatorium), Peter Sykes (Boston University), Ilton Wjunisky (Claude Debussy Conservatoire), Cláudio Ribeiro (Koninklijk Conservatorium), James Johnstone (Guildhall School of Music), Luca Gugliemi, além do estimado músico Sigiswald Kujiken. Atualmente é professor de piano no Conservatório de Uberaba – MG.